• Dora Lua

Homem de Papo

Atualizado: 19 de Jul de 2019

Série Personagens de Caruaru #2


- Quem é a menina que tá viajando de bicicleta? - Ed se intrometeu assim no meio do grupo que se entrosava há bem uma hora. Chegou carregando seu pequeno clonezinho no colo, dominando o papo, ignorando o que quer que estivesse acontecendo antes da sua presença alí. Uns cinquenta e poucos anos na cara, com graça e malícia de moleque de doze, esperto e atrevido, ganhando todo mundo na conversa.


Ed Bernardo, artista plástico, empresário e mala sem alça, viajou o Nordeste inteiro numa carroça puxada por um cavalo, ao longo de quatro anos. Hoje, ele vive de contar as histórias que viveu durante a jornada, na Comedoria Mulheres de Fibra, bar/restaurante que ele construiu ao lado da sua casa e ao lado de um museu sobre a viagem.


Em pouco tempo se vê que os clientes mais antigos da Comedoria não estão alí só pela bebida, pela comida ou pela música ao vivo. O próprio dono do negócio se apresenta como atração principal, tirando onda com quem chega, fazendo rir com seu jeito quase subversivo de brincar com os clientes. Impressionando os impressionáveis com suas histórias de viagem e sua super autoconfiança exalando por todos os poros do seu corpo, te deixando hipnotizado e quase tonto por tentar absorver tantas palavras por segundos.


Ed e sua família constroem suas vidas e seus trabalhos num terreno doado por um empresário entusiasta das artes, que cedeu uma grande área para que os artistas locais pudessem viver e produzir. Lá também vivem o Lula e o Raul.


Mas mais do que seus quadros e suas histórias, o que mais me encantou foram os objetos que ele deixa disponíveis no banheiro feminino: camisinha, fio dental e, entre outras coisas, absorventes. Absorventes disponíveis em um banheiro de bar! Saí pelo salão exagerando em exclamações de fofura e agradecimento àquele desconhecido, por me sentir tão cuidada enquanto mulher. Por amor, espalhem a idéia!


Carroça com a qual viajou por todos os estados do nordeste por 4 anos, percorrendo 30 kms por dia.




Comedoria Mulheres de Fibra

Preparando as máscaras de barro para serem levadas ao forno.

Ed Bernado sendo posudo.

134 visualizações2 comentários
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now